Guardião Arcano – Força
Nesse tutorial/guia pretendo ensinar um pouco os jogadores a como montar um GA força,
Lembrando que aqui é uma base para seu guardião, monte o seu personagem de acordo com o seu estilo de jogo.
Índice:
1 - Build:
2 - Aprimoramentos:
3 - Skill:
4 - Barra 1 - PvM:
5 - Barra 2 - BUFFS:
6 - Barra 3 - PvP e Combo:
7 - Armaduras e Equipamentos:
8 - Armas:
9 - Taxa Critica ou Danos Críticos:
10 - Modos de Batalha (BM)
11 - [GUIAS], [Tutoriais] e Dicas
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1 - Build:
A distribuição de pontos, deve-se seguir o crescimento de GRAU, e sua INT deve ser o mínimo para usar o SET do seu Level (Aço Negro, Titânio, Ósmio, Etc...).
Observando o diagrama acima, você terá muitos bônus em DES e um pouco em INT que serão revertidos com os Potes de Extração FOR.
Como um GA Full de força, você devera seguir colocando o máximo em força, que você puder.
FOR: Tudo o que puder
INT: Mínimo para usar seus equipamentos
DES: Mínimo para usar seus equipamentos
Caso você não queira ser Full FOR, muitos GA's utilizam mais DES algo entre 300 a 450, INT continua sendo o mínimo para usar os equipamentos
A diferença entra as duas não chega a ser algo grande, use a calculadora abaixo e faça seus testes:
Calculadora Alternativa (clique aqui!)
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2- Aprimoramentos:
Aumentar Vitalidade – Final Nível 10 – HP+ 310+10% por Rank**
Instinto Ofensivo – Final nível 8 – Ataque+ 24+10% por Rank**
Instinto Defensivo - Final nível 8 – Defesa+ 17+10% por Rank**
Controle de Impacto – Final nível 3 – Ataque+ 55+10% por Rank**
Absorção de Dano – Final nível 3 – Defesa+ 26+10% por Rank**
Clarividência – Final nível 3 – Precisão+ 420+10% por Rank** – GA que não costuma COMBAR
Sexto Sentido – Final nível 3 – Evasão+ 690+10% por Rank** – GA que costuma COMBAR
**: Lembrando que esses valores aumentar de acordo com o seu Nível e Rank Skill,
Modelos mais usados:
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3- Skill:
Espadas:
NOVATO
Saque Relampago:
nv9:1,5 nv12:2,0 nv15:2,4 nv18:2,9 nv19:3,6 nv20:4,2
Estocada Astral:
nv9:1,9 nv12:2,5 nv15:3,0 nv18:3,6 nv19:4,4 nv20:5,3
Recuar
APRENDIZ
Golpe Forte:
nv9:1,7 nv12:2,0 nv15:2,4 nv18:2,7 nv19:3,4 nv20:4,1
Contra Golpe:
nv9:2,0 nv12:2,4 nv15:2,8 nv18:3,2 nv19:4,0 nv20:4,8
Deslizar
ASPIRANTE
Desbalancear:
nv9:1,6 nv12:1,9 nv15:2,2 nv18:2,6 nv19:3,2 nv20:3,8
Golpe Agonizante:
nv9:2,2 nv12:2,6 nv15:3,1 nv18:3,5 nv19:4,4 nv20:5,3
Golpe Selvagen:
nv9:2,7 nv12:3,2 nv15:3,7 nv18:4,3 nv19:5,3 nv20:6,4
ESPECIALISTA
Carga de Escudo:
nv9:1,3 nv12:1,5 nv15:1,8 nv18:2,0 nv19:2,5 nv20:3,0
Divisor de Terras:
nv9:3,0 nv12:3,6 nv15:4,2 nv18:4,8 nv19:6,0 nv20:7,2
Guilhotina:
nv9:2,7 nv12:3,2 nv15:3,7 nv18:4,3 nv19:5,3 nv20:6,4
Choque Arcano:
nv9:40 nv12:48 nv15:56 nv18:64 nv19:80 nv20:96
PERITO
Corte Circular:
nv9:2,1 nv12:2,6 nv15:3,0 nv18:3,4 nv19:4,3 nv20:5,1
Tempestade da Destruição:
nv9:6,3 nv12:7,6 nv15:8,9 nv18:10,1 nv19:12,7 nv20:15,2
Provocação:
Efeito: faz com que um único monstro a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração do DeBuff.
MESTRE
Raio do escudo Arcano:
nv9: 2,5 nv12: 3,0 nv15: 3,5 nv18: 4,0 nv19: 5,0 nv20: 6,0
Campo de Provocação:
Efeito: faz com que um grupo de monstros a sua volta tenha somente você como alvo pelo período de duração da DeBuff.
MESTRE SUPREMO
Explosão do escudo:
nv9: 3,3 nv12: 4,0 nv15: 4,7 nv18: 5,3 nv19: 6,7 nv20 8,0
Desejo de Potencia nv20:
Efeito: bônus em ataque +60
GRÃO MESTRE
Cólera do Escudo:
nv9:7,8 nv12:10,4 nv15:13,1 nv18:15,8 nv19:19,3 nv20:22,7
ANCIÃO
Barragem do escudo:
nv9:4,0 nv12:4,8 nv15:5,6 nv18:6,4 nv19:8,0 nv20:9,6
Magias:
NOVATO
Colisão de escudo:
nv9:1,5 nv12:2,0 nv15:2,4 nv18:2,9 nv19:3,6 nv20:4,2
APRENDIZ
Lamina esmagadora nv20
Efeito: Nv20: Danos Críticos+45%+2.00 por level
Taxa Critica+ 24%+1.00 por level
ASPIRANTE
Escudo Voador:
nv9: nv12: nv15: nv18: nv19: nv20:
ESPECIALISTA
Cura nv20
Efeito: Cura você ou aliado 300hp
PERITO
Espadas do Julgamento
Tempo recarga: Nv9: 5.1s – Nv12: 6.4s – Nv15: 7.8s – Nv18: 9.2s
Enrijecer Escudo v20
Efeito: Aumenta a defesa do seu escudo +29 defesa + 1.00 por level
MESTRE
Resistência a Interferência nv20
Efeito: resistência a Queda/Paralisar/Arremesso +10%
GRÃO MESTRE
Frenesi nv20
Efeito: Ataque/Magia +300 // Defesa -70% por 60s.
ANCIÃO
Escudo das sombras nv20 – Exclusivo uso em grupo
Efeito: Absorve 4000 de danos, sumindo logo em seguida ou até o tempo limite esgotar.
TRANSCENDENTE
Arte da Defesa nv20
Efeito: Defesa+2000 +50 por level por 40 segundos
O tempo de duração de buffs varia de acordo com seu Grau de classe.
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4- Barra PvM:
Exemplo de uma barra de skill para PvM
1 – HP - Indispensaveis
2 – Combo - Tecla para iniciar seus combos
3 – Barragem nv9 - Nv9 continua tendo um otimo dano e recarrega rapidamente
4 – Raio nv18 - Pega mobs em longa distancia e quem estiver no caminho da skill
5 – Explosão nv18 - Pega todos os mobs num raio de 360º com um bom dano
6 – Colera nv9 - otimo dano normal e crit, e ainda pega mbs longe que estiverem a sua frente
7 – EdJ Nv12- Para dar Stuns nos mobs, dano baixo devido a ser base Magia
8 – Deslizar nv9 - Correr e andar pelos mapas
9 – Arte da defesa nv20 - Sempre bom ter por perto em situações criticas
0 – ABS Nv20 - Paar usar em grupo (indispensavel)
“ - “ – Bm2 - Aqui vai de escolha prefiro BM2 a quem prefere BM1
“ = “ – Campo de provocação Nv20 - Chamar os mobs para cima de vc, usada com Arte ou ABS é otimo mas tome cuidado.
Lembrando novamente faça como você se adaptar melhor.
É somente uma idéia de barra, contendo as principais skills para um PvM.
Obs: Tempo de duração de buffs varia de acordo com seu Grau de classe.
Obs²: As poções de MP são usadas automaticamente do seu inventário, não precisando estar na sua barra de skill
Obs³: A skill Cura após o level 100+ acaba sendo pouco usada, ainda mais se tiver um AA no seu grupo.
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5- Barra 2 - BUFFS:
1 - Potes de HP (vc pode estar no meio de uma mapa ao se buffar sempre bom ter a mão)
2 – Invocar Escudo Astral (invoca o escudo do seu GA)
3 – Lâmina Esmagadora (20)
4 – Enrijecer Escudo (20)
5 – Desejo de potencia (20)
6 – Resistência a Interferências (20)
7 – Regeneração (4)
Aqui não precisa explicar, a skill regeneração é opcional caso você esteja solo e interferência é para PvP, GvG, NvN
O Tempo de duração de buffs varia de acordo com seu Grau de classe.
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6- Barra 3 - PvP e Combo:
Não vou entrar em detalhes sobre combos para PvP, existe um topico especifico para isso aqui no fórum.
Segue os exemplos usados mais abertamente:
Cólera (9) - Raio (9) - Choque (9) - Cólera (9) - Barragem (9)
Barragem (9) - Cólera (9) - Barragem (9) - Explosão (15)
Raio (9) - Barragem (9) - Raio (9) - Barragem (9)
Barragem (12) - Cólera (9) - Barragem (12) - Explosão (18) - Cólera (9)
Barragem (9) - Cólera (9) - Divisor de terras (9) - Guilhotina (9)
O valor entre parênteses é o nível da skill
Combos para jogadores "MID" e "LOW" level, com rank menores que Gran Máster:
Uma observação que esses combos usam skills Lv18+, para causar o maior dano possível.
Fique à-vontade para alterá-los de acordo com seu estilo de jogo.
Especialista Skill Over (lv 18+)
Divisor (18) – Carga (9) – Guilhotina (19) – Golpe selvagem (20) – Golpe Agonizante (20)
Combo: Perito Skill Over (lv18+)
Carga (9) – Tempestade (20) – Carga (9) - Guilhotina (19) – Corte Circular (20) – Divisor (19) - Golpe Selvagem (20)
Combo: Mestre Over (18+)
1 - Raio (18) – Carga (9) – Tempestade (20) – Raio (18) – Divisor (19) – Guilhotina (19) – Corte Circular (20) (repete depois de tempestade)
2 - Raio (18) – Divisor (19) – Carga (9) – Guilhotina (19) – Corte Circular (20) (repete tudo tirando Carga)
Combo: Mestre Supremo Over (18+)
1 - Raio (18) – Carga (9) – Tempestade (20) – Raio (18) – Divisor (19) – Explosão (19) – Guilhotina (19) (repete depois de tempestade)
2 - Raio (18) – Divisor (19) – Carga (9) – Explosão (19) – Guilhotina (19) (Pode ser feito também ser carga)
Combo: Gran Máster Over (18+)
Carga (9) – Cólera (9) – Raio (18) – Explosão (19) – Guilhotina (19) (repete a partir de cólera)
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7- Armaduras e Equipamentos:
Vou ser um pouco aberto aqui e defasado sobre alguns itens, que havendo centenas de possibilidades de combinações ficaria algo muito grade sem necessidade, deixarei ao mais especifico:
O que seria o básico:
Elmos – Fatal (Taxa ou Danos), varia da sua build.
Armaduras - Expansor, perseverante ou slot amp.
Manoplas - Slot com amp ou expansor.
Grevas - Expansor, perseverante ou slot amp
Lembrando que você pode demorar a conseguir certos itens, devido aos seus preços, podendo optar por itens slotados normais ate conseguir itens melhores. Apesar quemuitos itens craftados estão a preços bem aceciveis na casa de leilões.
Dragonas:
- Lutador: É a que mais recomendada para um GA força, aumenta dano base e amp espada.
- Guardião: Aumenta sua defesa uso casual, quando defesa é mais urgente.
Braceletes:
- Lutador: Mais usado em PvP, TG, GVG e BOSS
- Extorsão: Usado para PvM, juntamente com brincos vampiricos.
Brincos:
- Resistente: Para usar junto com braceletes de Lutador
- Vampiricos: Para usar junto com braceletes da Extorsão
Amuletos:
- Dor: Para usar junto com braceletes de Lutador (Aqui vai variar qual vc vai usar inicialmente +3 ou +4++ dependendo sua taxa)
- Vampiricos: Para usar junto com braceletes da Extorsão e brincos vampiricos
Procure sempre usar, os melhores brincos e braceletes possíveis, eles precisam de grau de honra que podem ser conseguidos indo nas TG's ou fazendo quest de placa de honra depois do lv 96.
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8 - Armas:
Básico:
Espada OSR [1]Danos +6
Cristal Topázio [1]Danos +6
Avançado:
Espada OS [2]Danos +6
Cristal Ametista [2]Danos +6
Espada TT Fatal 16% danos [3]+7
Cristal Ferestino Fatal 16% dano[3]+7
Para quem pode:
Espada OSR [2] Danos +6
Cristal Topázio [2] Danos +6
Espada OS Fatal 16% [2]+6
Cristal Ametista Fatal 16% [2]+6
Espada Mitril [2]Danos +6
Cristal Mitril [2]Danos+6
A uma variação gigantesca de armas no jogo, sendo que uma rápida pesquisa na casa de leilões lhe mostrará varias delas.
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9 - Taxa Critica ou Danos Críticos:
VS
Sempre vejo varias discussões no fórum e in-game falando sobre o que é melhor para GA, Taxa critica ou Danos críticos, nessa seção veio lhes tirar um pouco de suas duvidas e tentar "amenizar" essas brigas.
Nesse exemplo acabei escolhendo itens perfeitos, para vocês já terem uma noção de um set praticamente final para um GA, a diferença final é apenas 16% de danos do elmo, não coloquei o material usado no itens, pois podem variar muito de jogador e de servidor, não inclui na contas PETS, EXTENDORES ou qualquer outra coisa aleatória que possa se conseguir in-game, a chance de se juntar os dois set’s ficando com” Taxa 54% e Danos 187%”, somente necessita fazer o set DANOS e no lugar de 1 RoL+1 use 1 RoL+2.
Não é impossível montar um set desses só a grande dificuldade em encontrar certos itens.
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10 - Modos de Batalha (BM)
Segue uma pequena descrição, sobre os Modos de Batalhas
BM1 - Efeito extra: toda vez que alguem lhe causa um miss, o atacante recebera o dano que lhe causaria nele mesmo, algumas skills isso nao funciona perfeitamente.
BM2 - Efeito extra: permite vc a atacar usando ataque normal a uma distancia de 3 slots, com grande chance de causar investida.
Escudo da Tempestade - Efeito extra: Grande chance de causar investida em uma area de 360º doseu char.
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11 - [GUIAS] [Tutoriais] e Dicas
Apenas uma sugestão de Tópicos a serem lidos, com essas informações, seu jogo será muito mais fácil. E poupara vc de fazer algumar pergunta que ja foram respondidas.
[Tutorial] Iniciante - Perguntas e Respostas
[Tutorial] Pontos de Honra
[GUIA] Combo Mode
[GUIA] GA(FS) Skills e Combos
[GUIA] Auras
[GUIA] Dicionário de Gírias do Cabal
[GUIA] O que é DPS? Set explica.
Descrição Personagem - Guardião Arcano
As Características Principais do Guardião Arcano(YouTube)
Todos os Tutoriais do Fórum Cabal
Dicas:
100% Reflect:
ABS+Bm1: Como disse anteriormente, o ABS (Escudo das sombras), faz com que você absorva 4.000 de danos sofridos, o BM1 tem Reflect, basicamente funciona assim.
Com BM1 toda vez que alguém te atacar e der MISS, ela leva o ataque de volta, usando ABS, não importa quem te ataque vai dar MISS, ou seja Reflect, você dara 4.000 de reflect ate sua ABS cair ou seu BM1 acabar. É uma ótima tática para mapas guerra, GvG, C20, na TG pode ser uma saída para alem de absorver 4k de danos fazer os oponentes levarem tudo de volta.
Tierra Gloriosa:
GA, é o que pode se chamar de o ________ Loca em um TG, com um ofensivo bom e um defesa excelente, consegue causar muitos estragos em um guerra.
Durante a guerra, você poderá ter varias utilidades, tanto ofensivas quanto defensivas.
Frenesi - Se bem usado em um TG derruba fácil uma Torre, só pode ser utilizada solo ou com ABS, já que Arte impede de você atacar Torres e Guardiões, se você estiver em um grupo ou não tiver nenhum inimigo por perto pode usar sem problemas. Ótima também para derrubar portões de bases.
Arte de defesa (Vulgo: Arte) - Ao ligar Arte você não pode atacar guardiões e nem torres.
Ótima skill salva vidas em um TG, se bem usada você consegue passar todo o TG morrendo pouquíssimas vezes.
Não se empolgue achando que você é imortal à ativa-lá, a vários fatores que podem te levar a morte rapidamente:
EA - debuf Campo de Dissipamento entre outros te Nerfan ao extremo.
DU - Arte do Poderio - Ignoram defesa com esse buff, e se estiverem com BM2 te matam rapidamente. (não pelo Pulo e sim pelo ataque rápido)
DU/GU - Debuff Campo de horror/Brandir Espadas, tiram defesa, não é muita mas os dois juntos lhe tiram 400 de def.
Com Arte, seus alvos vão ser os players da nação inimiga, você vai pula no meio de algum bolo deles ligar arte da defesa e distribuir Barragem à-vontade, pega em grande área, e se crit faz muitos estragos fora o stun de 3s.
Escudo das Sombras (Vulgo: ABS) - Em TG essa skill infelizmente não é das melhores, pois levar 4k de dano é muito fácil, um ataque de guardião ou um player acertando CRIT, apesar disso continua sendo valida levar menos 4k de dano na cabeça, pode lhe garantir a vitoria muitas vezes.
Arte + ABS - Você vira um parede bem chata para seus adversários, você facilmente sobrevive contra grupos inteiros. 5x1 ou ate 10x1 dependendo nv e classes dos adversários.
Bm1 - Seu Bm1 com chance de refletir ataques, é outra coisa que pode virar a mesa a seu favor, aquele ataque fodonico que ia te alejar voltar inteiro para o seu oponente, simplesmente não tem preço,
Bm2 - Aumenta consideravelmente seu ataque tem um bônus interessante na sua DEF.
com range de 3 slots e é atk normal mesmo que um EA tire sua mana continua funcionando.
Tem um ótimo DC
Chance de derrubar é bem grande, não recomendo usa a Skill do BM2 (escudo da tempestade) a não ser que você esteja cercado a uma boa chance de jogar todos a sua volta para longe.
no começo se não souber usar ela só te atrapalha, depois com treino ela se transforma em uma arma mortal tão apelativa quando a Bm2 de GU sendo mais lenta (nada q um pouco de treino não resolva).
Skill para TG - As duas skills que eu mais uso em um TG, são Barragem e Explosão, por pegarem em área e causarem um dano considerável.
Cólera é bem usada também, e lhe permite atravessar um corredor inimigo rápido e batendo ainda por cima, basta mirar em algum adversário do outro lado do bolo e usar cólera que você vai passar no meio deles batendo, muito útil quando você precisar correr ou apensa quer evitar confronto direto.
Raio e mais para continuar combo ou derrubar inimigo fujão.
EdJ, apesar do Stun seu dano é ínfimo em um TG, mas sendo bem usada pode acabar vindo a calhar.
GA NÃO defende, TANKA no peito. "Surv GA marte".
Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar. "Proverbio Chines".
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Atualizações:
(18/12/08), Imagens Equipamentos, melhoramento de explicações de combos, incluindo armaduras de OS, em equipamentos de defesa,
(24/12/08), Feita imagem, bônus por rank skill, concertos das Builds, e outros erros menores de visualização,
(25/12/08), Troca de tabelas .JPG por tabelas .PNG, feita tabela em imagem Taxa VS Danos, correção na formatação de textos diversos (incrível como sempre á algum erro perdido),
(27/12/08), Inserido Link: [GUIA] Skills e Combos,
(29/12/08), Adicionado Link [Tutorial] Pontos de Honra, na seção equipamentos, modificada a imagem titulo,
(30/12/08), Retirada seção 10 - Siglas, substituída pela seção 10 - Modos de Batalha (BM), nova seção 11 - [GUIAS], [Tutoriais] e Dicas, substituição de vários textos por imagens,
Essas imagens ficam melhor para que eu possa trabalhar, facilita a formatação visual, caso achem estranho ou não gostem favor me avisar, que eu vejo o que pode ser feito,
(31/12/08), Arrumando erros de digitação e formatação,
(06/01/09), Modificações nos textos, refeita em parte seção 4- Barra PvM,
(17/01/09), Colocado 100% reflect, na seção Dicas,
(21/01/09), Adicionado link YouTube - As Características Principais do Guardião Arcano, na seção 11 - dicas tutorias e guias
(27/01/09), Adicionado novos combos para LOW e MID level na seção 6 - Barra 3 - PvP e Combo, corrigido vários erros de TC,
(31/05/09), Atualização Geral, adicionado as novas skills de GA, nova tabela Taxa VS Danos, varias correções nos textos e melhores descrições onde foi possível,
(04/05/09), Termino de algumas descrições e correções de erros de digitação.
(00/00/00),
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Considerações e Créditos:
Bem o Tutorial/Guia por enquanto fica por aqui, mais a frente será melhorado, conto com a opinião de vocês sobre skills etc. para fazermos um Guia definitivo
Créditos:
- Vincent Kormann - ancestralv@yahoo.com.br - Char: CaosBoy (SFS) - Marte
Agradecimentos e considerações:
- Pessoal do Fórum (Cabal - Brasil) que opina e ajuda com erros e dicas.
- http://www.gamemaxx.com.br/Cabal/home
- http://forum.gamemaxx.com.br/
- http://www.google.com.br/
- http://www.orazur.free.fr/
- http://www.klf.com.br/cabalvampbr.php
- http://photobucket.com/
Observação:
Se quiserem colocar esse tutorial em outros fóruns, fiquem à-vontade, peço somente que não esqueçam de colocar os devidos créditos.
Favor respeitar o trabalho dos outros.
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